Se as eleições fossem hoje, ex-presidente e deputado iriam para o segundo turno das eleições presidenciais em todos os cenários

Aprimeira pesquisa realizada pelo Ibope sobre as intenções de volta para presidente da República em 2018 revelam que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno.

Como divulgado pelo jornalista Lauro Jardim no "O Globo", em qualquer cenário, o petista tem no 35% das intenções de voto e no máximo de 36%. Já Bolsonaro tem 15% quando enfrenta Lula e 18% se enfrentar o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Nos cenários com Lula, a ex-ministra e líder da Rede Marina Silva é a terceira colocada, com 8% a 11% das intenções de voto. Se Lula não concorrer às eleições, Marina empatada com Bolsonaro na liderança.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo João Doria têm índices entre os 5% e 7%. Ciro sobe até os 11% quando Lula é substituído por Haddad (que tem a preferência de 2%).

Na simulação com citação espontânea de candidatos, Lula tem 26% das intenções de voto (no Nordeste tem 42%) e Bolsonaro tem 9%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22. 2.002 pessoas foram entrevistadas em todos os Estados brasileiros. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.